
Enquanto a Copa do Mundo de futebol com seres humanos real começa a chegar em sua fase final, outra Copa do Mundo terminou. A RoboCup 2010, competição de futebol disputada apenas por robôs, teve uma equipe alemã como vencedora na categoria humanoide, que teve a final realizada em Cingapura na quinta-feira (24).
Na competição, no entanto, esta movimentação está longe de ser igual aos seres humanos. Embora os robôs corram (lentamente), chutem a bola e se levantem de quedas, as partidas são monótonas e empolgam apenas os participantes do evento. A final da categoria humanoide, ou seja, com robôs que simulam o corpo humano, terminou em 7 a 1 para a equipe alemã Darmstadt Dribblers, que derrotou os conterrâneos do Fumanoid. A partida levou mais de 20 minutos e teve lances perdidos, chutes a gol e quedas, muitas quedas dos seres robóticos.
A Robocup também apresenta outras categorias. Com máquinas humanoides, por exemplo, existe desde confrontos entre robôs pequenos, até grandes. Há competição de futebol com robôs com rodas, que usam placas presas a seus corpos para empurrar a redonda ao gol.
A próxima Robocup está prevista para ocorrer entre os dias 4 e 10 de julho de 2011 na cidade de Istambul, na Turquia.


Nenhum comentário:
Postar um comentário